Semana passada, recebemos na agenda da escola o cronograma das comemorações da Semana da Criança. Com Nyara, já começamos a antecipar o que estava por vir, porque no autismo (assim como na vida) é essencial preparar-se para qualquer mudança na rotina. Essas antecipações são fundamentais, já que muitas pessoas no espectro autista têm dificuldade em lidar com imprevistos. Quando avisamos com antecedência, elas conseguem se preparar mental e emocionalmente, evitando crises e momentos de ansiedade. Nem sempre dá certo, mas seguimos firmes na missão!
Hoje foi o tão esperado "Dia da Mochila Divertida" e da "Roupa Preferida", o primeiro dia da Semana da Criança na escola. Na semana passada, ao ver o cronograma na agenda da Nyara, aqui em casa começou um verdadeiro festival de ideias. Eu e Paola passamos dias pesquisando modelos de mochilas criativas na internet. Com nossa vasta experiência em criações carnavalescas, chegamos à ideia perfeita: uma mochila imitando a famosa caixinha de Toddynho!
Agora, aqui em casa, o "Dia da Mochila Maluca" virou "Mochila Divertida". Afinal, defendemos a luta antimanicomial e lutamos contra o capacitismo. Essas lutas nos guiam a desconstruir expressões que possam oprimir ou marginalizar. Termos como "mochila divertida" e "cabelo criativo" fazem parte de nossa missão de promover uma linguagem inclusiva, principalmente na escola, para que o ambiente seja acolhedor e respeitoso. Pode parecer uma mudança pequena, mas as palavras têm o poder de transformar e abrir portas para a inclusão.
Sexta-feira passada, compramos o material. No entanto, como trabalhei no sábado e domingo teve eleição (com Nyara bastante agitada), o projeto da mochila só saiu à noite, com a ajuda da Paola. Nyara, que sempre foi cheia de energia, me lembra uma velocista: começou a andar e já estava correndo 100 metros rasos e hoje uma maratona, rs. Embora nunca tenha andado na ponta dos pés, como muitas crianças no espectro autista, ela sempre se recusava a calçar o chinelo no pé direito – ou era no esquerdo? Enfim, sempre tinha um pé descalço. Essa agitação psicomotora faz parte de quem ela é, e o tratamento envolve muita paciência, afeto e aceitação. Às vezes, os brinquedos "voam" pela casa e temos que correr para salvar o que pudermos! Quando pequena até uma televisão ela derrubou na correria pela casa além de uns dois ou três tablets que tiveram uma vida útil bem curta por aqui.
Chegou a segunda-feira, o grande dia! Mochila Toddynho pronta, look escolhido, fotos tiradas, e lá fomos nós para a escola. Tudo certo. À tarde, recebo uma mensagem da Paola: vídeos e fotos da Nyara toda feliz no pula-pula, mas... com a roupa reserva! Pensei logo: "Será que foi xixi ou número 2?"
Para muitas pessoas autistas, dificuldades com o controle dos esfíncteres são comuns, e situações novas ou estimulantes podem aumentar a ansiedade. É por isso que sempre mando uma troca de roupa, lenços umedecidos e, claro, muitas orações! Mas como ninguém me ligou, tentei não me preocupar.
Quando Paola foi buscá-la na escola, me atualizou: Nyara foi ao banheiro, e a professora de apoio precisou buscar os lencinhos na sala de aula. Nessa fração de segundos, Nyara transformou o banheiro em uma bateria de escola de samba – literalmente! Água pra todo lado, adeus look favorito, e olá, roupa reserva. Depois de tudo resolvido, Nyara foi para o pula-pula, mas teve que ser convencida a entrar.
No espectro autista, às vezes, até começar algo divertido pode ser um desafio por conta da chamada rigidez cognitiva . Esse termo se refere à dificuldade que algumas pessoas têm em lidar com mudanças ou em sair de uma atividade para outra, mesmo que gostem de uma nova atividade. É como se a mente precisasse de mais tempo e segurança para se adaptar a algo diferente. Mas, uma vez que Nyara entrou no pula-pula, não queria mais sair! A professora até foi pular com ela para animar, mas saiu com as pernas bambas, enquanto Nyara estava plena e pronta pra próxima!
Amanhã tem oficina de massinha... Oremos!
Se você leu até aqui, deixa um coraçãozinho para mim na mensagem. Assim, saberei que esse tipo de conteúdo interessa e continuarei compartilhando outros momentos do nosso dia. Muita luz para todas as pessoas que acompanham nossa jornada! Ubuntu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário